Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21857
Título: Inserção da nanotecnologia no ensino de Química através de uma cartilha informativa com enfoque CTSA
Autor(es): Fernandes, Caroline Lins
Palavras-chave: Ensino de Química
Alfabetização científica
Nanociência
Nanotecnologia
Data do documento: 19-Nov-2018
Resumo: O desenvolvimento da ciência e da tecnologia cresce a cada dia, exigindo da população o mínimo de conhecimento para que sejam usufruídas por todos de forma responsável e crítica. Este fato se aplica inteiramente a Nanociência e Nanotecnologia, área nova no âmbito da pesquisa. Considerando que essa nova ciência tem um potencial demasiado, é importante questionar se as informações que englobam a expansão da Nanociência e Nanotecnologia estão chegando no Ensino Básico, uma vez que, é dever da escola formar cidadãos capazes de qualificar criticamente o papel das inovações trazidas pela ciência, posto que, as decisões tomadas pelos jovens, serão cobradas e julgadas. Desta forma, acredita-se que partindo de um ensino que faça os discentes associarem o seu cotidiano com a ciência, o desenvolvimento da concepção crítica dos estudantes será consequência da aula ministrada. Todavia, há diversas maneiras de atingir o objetivo citado, um dos caminhos é a introdução da contextualização, da alfabetização científica e do movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), os quais articulados de maneira lógica proporciona ao aluno o entendimento do cotidiano dentro da sala de aula, desconstruindo o senso comum, fazendo-o analisar pela perspectiva crítica as informações recebidas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo relatar a introdução da Nanociência e Nanotecnologia nas aulas de Química por meio de uma cartilha informativa. O público-alvo foram 28 alunos pertencentes ao 1º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual da cidade de Campina Grande, Paraíba. Todo o desenvolvimento das aulas baseou-se em uma sequência didática, construída utilizando metodologias dinâmicas e interativas, como aulas experimentais, resolução de problemas, questionários e debates. Desta maneira, visando compreender os resultados alcançados foram analisados qualitativamente as falas e respostas dadas pelos alunos a partir de uma escala que compreende entre respostas satisfatória e respostas insatisfatórias. Ficou claro que a partir do modelo pedagógico utilizado o conhecimento adquirido pelos alunos foi efetivo. Os discentes participaram ativamente das atividades, demostrando interesse na temática, o que fez-se perceber que a prática executada conseguiu plantar no público alvo a ideia de que nem todas as inovações trazidas pela ciência e tecnologias serão benéficas ou maléficas para suas vidas, o importante é analisá- las.
Descrição: FERNANDES, C. L. Inserção da nanotecnologia no ensino de Química através de uma cartilha informativa com enfoque CTSA. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21857
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caroline Lins Fernandes.pdfPDF - Caroline Lins Fernandes17.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.