Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21859
Título: Perfil dos adolescentes usuários dos leitos especializados em saúde mental na Paraíba
Autor(es): Pereira, Maria da Guia Nunes
Palavras-chave: Adolescência
Drogas psicoativas
Dependência química
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: Na adolescência o indivíduo fica diante de novas experiências. Nesta, busca-se sua própria identidade e expressão, como também vivencia situações que promovem a sensação de liberdade. A adolescência é a fase percebida como de maior relevância do desenvolvi mento humano e se caracteriza por diversas situações como o surgimento de novas amizades, onde é nesta fase que surge a curiosidade pelas drogas. Objetivou-se identificar o perfil dos adolescentes usuários dos leitos especializados em saúde mental do muni cípio de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A presente pesquisa quantitativa descritiva, realizada no primeiro semestre de 2018, no Hospital Dr. Edgley Maciel de Campina Grande, Paraíba, utilizou prontuários de adolescentes assistidos nos leitos especializados em saúde mental. Como fonte de coleta de dados foi utilizado todos os prontuários de adolescentes que fizeram uso de substâncias psicoativas assistidos pelo Hospital Dr. Edgley de janeiro a dezembro de 2017. Os dados coletados foram analisados por estatística descritiva simples. No período delimitado para pesquisa foram assistidos 52 adolescentes nos leitos especializados do Hospital Dr. Edgley. Destes, 76,92 % (n=40) e 23,07 % (n=12) eram do sexo masculino e feminino, respectivamente. A iniciação ao uso de drogas se apresentou predominante aos 13 anos. Quanto ao quesito internação por solicitação judicial foram 25% dos casos, e o tipo de droga mais utilizada foi a ilícita (89,88%) da amostra. Esta pesquisa revelou a predominância de adolescentes usuários de substâncias psicoativas do sexo masculino e com iniciação ao consumo de drogas aos 13 anos de idade, sendo a substância ilícita a droga de escolha. Faz -se necessário estudar a motivação para início e tipos de influências para o consumo das drogas. A presente pesquisa favorece a construção de políticas públicas voltadas ao dependente químico e fortalece a produção científica na área de saúde pública.
Descrição: PEREIRA, M. da G. N. Perfil dos adolescentes usuários dos leitos especializados em saúde mental na Paraíba. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21859
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Guia Nunes Pereira.pdfPDF - Maria da Guia Nunes Pereira10.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.