Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21860
Título: Cuidado farmacêutico entre idosos utilizando os Critérios de Beers
Autor(es): Macêdo, Valber da Silva
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos
Cuidado farmacêutico
Polifarmacoterapia
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: Idosos tendem a utilizar uma quantidade maior de medicamentos.Esse grupo etário se torna o mais propenso a exposição à polifarmacoterapia, em consequência, grande risco para utilização de medicamentos inadequados. Objetivou-se promover o cuidado farmacêutico entre idosos utilizando os critérios de Beers. Trata-se de extensão universitária com uso de metodologia ativa do tipo problematização entre idosos que frequentam o grupo de idosos - “sempre vivas” do Centro Cultural Lourdes Ramalho na cidade de Campina Grande-PB, utilizando os critérios de Beers, no período de abril a julho de 2018. Foram assistidos 50 idosos pertencentes ao sexo feminino, a maior parte das assistidas, encontrava-se na faixa etária de 70 anos acima (38%), eram viúvas e casadas, em igual proporção (30%), afirmaram possuir o ensino superior completo (26%). Quanto a renda, (50%) recebiam de 1 a 2 salários mínimos, moravam com algum membro da família (70%), possuíam plano de saúde (58%). Quando conversado acerca de medicações utilizadas pelas idosas, (14%) apresentaram pelo menos 1 (um) Medicamento Potencialmente Inapropriado e classificados como medicamentos que atuam no sistema nervoso (86%), seguidos das que atuam no sistema geniturinário e hormonal (14%). Os resultados deste estudo evidenciam que o atual modelo predominante de cuidado aos idosos é o centrado no tratamento das doenças. Sinalizando a importância do preceptor em selecionar de forma adequado os medicamentos, bem como, o farmacêutico promover o uso seguro e racional dos medicamentos, contribuindo desse modo para a segurança do paciente.
Descrição: MACÊDO, V. da S. Cuidado farmacêutico entre idosos utilizando os Critérios de Beers. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21860
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valber da Silva Macêdo.pdfPDF - Valber da Silva Macêdo8.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.