Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21861
Título: Potenciais interações medicamentosas na terapia antirretroviral
Autor(es): Araújo, Raquel Belarmino de
Palavras-chave: Interações medicamentosas
Terapia antirretroviral
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: As doenças transmissíveis têm apresentado mudanças significativas no cenário epidemiológico mundial, estas mudanças são observadas através da redução das taxas de morbimortalidade. A AIDS é uma doença transmissível emergente causada pelo HIV, é caracterizada por comprometer o sistema imunológico humano tornando o indivíduo susceptível a várias doenças. O tratamento da AIDS é feito com fármacos chamados de antirretrovirais (ARVs). O uso concomitante da terapia de ARVs com fármacos utilizados para outras comorbidades aumentam o risco de interações medicamentosas (IM), podendo prejudicar a eficácia do tratamento, assim como a qualidade de vida do paciente. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as potenciais interações medicamentosas relacionadas com a Terapia Antirretroviral (TARV) em pacientes internados na ala de infectologia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Tratou-se de estudo transversal, quantitativo, com coleta retrospectiva de dados. Foram analisadas 199 prescrições, com predominância de pacientes do sexo feminino (68,34%), foi encontrado um número total de 1756 medicamentos, dos quais as classes mais prevalentes foram: antimicrobianos, ARVs e anti-hipertensivos. Foram identificadas 690 potenciais interações medicamentosas, havendo predominância daquelas com gravidade maior. A interação mais prevalente foi entre os ARVs tenofovir e ritonavir. Os resultados obtidos são considerados relevantes devido à escassez de estudos encontrados na literatura referentes ao tema, estes dados colaboram para uma melhor prescrição e terapia polimedicamentosa, facilitam a prevenção e identificação de interações medicamentosas, além de contribuir para futuros estudos relacionados ao tema, ressaltando a importância do profissional farmacêutico junto a equipe de saúde.
Descrição: ARAÚJO, R. B. de. Potenciais interações medicamentosas na terapia antirretroviral. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21861
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Belarmino de Araújo.pdfPDF - Raquel Belarmino de Araújo521.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.