Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21866
Título: Farmacêutico e o gerenciamento de resíduos sólidos, semissólidos e líquidos
Autor(es): Barreto, Luciana Oliveira de Melo
Palavras-chave: Plano de Gerenciamento de Resíduos
Geração de Resíduos
Farmacêutico
Resíduos de Serviços de Saúde
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são resíduos gerados nas mais diversas atividades de assistência à saúde humana. Na área acadêmica, também é bastante produzido. Em laboratórios, a ausência de gerenciamento dos resíduos, em especial dos resíduos dos serviços de saúde , produzidos nos laboratórios de semissólidos e líquidos, tem sido uma grande preocupação, pois se sabe a contribuição de forma significativa para a degradação ambiental. O plano de gerenciamento dos RSS, deve ser implantado, com o finalidade á minimizar os impactos ambientais e ao cumprimento da legislação ambiental. Por meio deste estudo foi possível visualizar o que pode ocasionar da não aplicação do PGRSS. Observa-se a importância do farmacêutico neste processo, onde a resolução 415/2004 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), afirma que é uma atribuição do farmacêutico assumir a coordenação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Nesse sentido este estudo contribui com o conhecimento técnico-científico e prático dirigido aos profissionais de saúde, principalmente ao Farmacêutico, que em sua formação congrega o conhecimento para o exercício de uma prática crítica, reflexiva e ética capaz de tomar decisões para o bem coletivo. O Projeto de Gerenciamento dos Resíduos deverá ser visto como essencial, para não sermos omissos e sim, fazer um descarte consciente, segregação eficiente e métodos de tratamento que tenham como objetivo diminuir o volume dos resíduos a serem dispostos em solo, provendo proteção à saúde e ao meio ambiente.
Descrição: BARRETO, L. O. de M. Farmacêutico e o gerenciamento de resíduos sólidos, semissólidos e líquidos. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21866
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Oliveira de Melo Barreto.pdfPDF - Luciana Oliveira de Melo Barreto15.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.