Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21871
Título: Prematuridade neonatal procedente da infecção do trato urinário materno: Uma revisão integrativa
Autor(es): Sousa, Emanuela Tavares Cavalcante de
Palavras-chave: Prematuridade
Infecção urinária
Trato urinário
Gestação
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: A infecção do trato urinário (ITU) é a mais frequente intercorrência na gestação, com prevalência estimada em 20%. Modificações anátomo-funcionais e hormonais oriundas da gravidez favorecem a ocorrência de ITU. Entre as complicações da ITU na gravidez destacam-se a prematuridade, restrição de crescimento intrauterino, baixo peso ao nascer, paralisia cerebral, retardo mental, falência de múltiplos órgãos e morte. Este estudo teve como objetivo revisar a literatura cientifica acerca da prematuridade decorrente da ITU. Realizou-se uma revisão integrativa, com busca nas bases de dados PUBMED, BVS, SCIELO e SCIENCE DIRECT, utilizando os seguintes descritores: “Infant, Premature” and “Infection” and “Urinary Tract” and “Pregnancy” no período entre, outubro e novembro de 2018, foram considerados como critérios de inclusão: revisão sistemática, meta-análise, ensaio clínico randomizado ou estudo epidemiológico, artigos originais, disponíveis gratuitamente, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos da pesquisa artigos que não disponibilizava o texto completo, que a pesquisa ainda estava em andamento ou que não apresentaram descrição clara da metodologia. Fizeram parte da analise apenas 5 artigos, dentro dos critérios preestabelecidos, avaliando a prematuridade e a sua relação com a ITU materna. Conclui-se que há uma escassez de artigos que avaliem essa relação entre prematuridade e ITU. No entanto, as evidências encontradas nos artigos mostraram que a ITU pode causar consequências negativas durante a gravidez, expondo a gestante à um parto prematuro, e alguns casos até a morte neonatal.
Descrição: SOUSA, E. T. C. de. Prematuridade neonatal procedente da infecção do trato urinário materno: Uma revisão integrativa. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21871
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Tavares Cavalcante de Sousa.pdfPDF - Emanuela Tavares Cavalcante de Sousa6.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.