Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21872
Título: Perfil clínico das crianças com microcefalia por Zika Vírus: Uma revisão integrativa
Autor(es): Barbosa, Laryssa do Nascimento
Palavras-chave: Crianças
Microcefalia
Zika Vírus
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: A microcefalia, caracteriza-se por uma malformação congênita principalmente com a redução do perímetro cefálico e consequentemente deficiências motoras e intelectuais, podendo também apresentar funções sensitivas comprometidas. Em 2015 no nordeste brasileiro houve um surto dos casos de microcefalia concomitante ao crescimento dos casos de Zika na mesma população. A partir daí o Ministério da Saúde (MS) reconheceu a relação entre o aumento na prevalência de microcefalias no Brasil com a infecção pelo vírus Zika durante a gestação. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil clínico das crianças com microcefalia por Zika vírus, através de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa. A seleção da amostra foi realizada nos portais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as bases de dados US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), ao final da seleção, totalizaram-se 17 artigos. Ao analisar os artigos, observou-se a relação dos mesmos à questão norteadora do estudo, dos quais emergiram em 4 categorias temáticas: Características Neurológicas, Características Oculares, Características Auditivas e Características Osteoarticulares. Com essa revisão integrativa foi possível identificar que a malformação congênita acarreta comprometimentos sistêmicos, no qual há a preocupação de diferentes profissionais da saúde no combate ao Zika vírus e a evidência de há um quantitativo baixo de publicações brasileiras que associam o combate das arboviroses à educação em saúde.
Descrição: BARBOSA, L. do N. Perfil clínico das crianças com microcefalia por Zika Vírus: Uma revisão integrativa. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21872
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laryssa do Nascimento Barbosa.pdfPDF - Laryssa do Nascimento Barbosa9.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.