Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21876
Título: Impactos provocados a partir da formação em educação ambiental para gestão de resíduos sólidos em municípios da Paraíba
Autor(es): Lima, Roseane Araújo de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Educação ambiental
Desenvolvimento regional
Gestão de resíduos
Data do documento: 14-Set-2018
Resumo: A gestão integrada de resíduos sólidos mostra-se como alternativa favorável à superação dos desafios referentes à problemática dos resíduos sólidos, tema preponderante nos debates em nível nacional e estadual que demanda o processo de Educação Ambiental, tanto no âmbito formal, quanto não formal. O principal objetivo deste trabalho compreendeu avaliar os impactos provocados a partir da formação em Educação Ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos em diferentes municípios do estado da Paraíba. O trabalho foi executado de 2013 a 2016 tomando-se por base os princípios da pesquisa qualitativa, do tipo participante. Os dados foram coletados em quatro etapas nos municípios que atenderem aos critérios de aceitabilidade e disposição de infraestrutura: Esperança, Gurjão, Juazeirinho e São Vicente do Seridó. Dentre os instrumentos aplicados para coleta de dados destacaram-se: observação participante e entrevista semiestruturada. A formação em Educação Ambiental provocou mudanças significativas em relação à gestão de resíduos sólidos, dentre as quais: diferenciação entre o conceito de resíduos sólidos e lixo (82,5%); seleção dos resíduos sólidos na geradora (66,25%); compreensão dos problemas que envolvem a disposição incorreta dos resíduos sólidos (100%); entendimento do papel dos catadores de materiais recicláveis no que concerne à gestão de resíduos sólidos e a relação entre a disposição de resíduos sólidos em terrenos baldios e o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O processo de formação em Educação Ambiental proporcionado aos graduandos das diferentes áreas do conhecimento da UEPB por meio da extensão universitária consistiu em estratégia fundamental à formação de líderes comunitários habilitados a exercer atividades em gestão resíduos sólidos, nos municípios pesquisados, estado da Paraíba. Portanto, a formação em Educação Ambiental voltada à gestão integrada de resíduos sólidos é essencial às mudanças de percepção, ao rompimento da concepção que atribui o conceito de lixo, assemelhado genericamente aos de resíduos sólidos; à compreensão da realidade local, à construção de conhecimento contextualizado, à prática do princípio da corresponsabilidade, a importância dos catadores de materiais recicláveis e ao alcance dos objetivos delineados na Lei 12.305/2010.
Descrição: LIMA, R. A. de. Impactos provocados a partir da formação em educação ambiental para gestão de resíduos sólidos em municípios da Paraíba. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21876
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseane Araújo de Lima.pdfPDF - Roseane Araújo de Lima17.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.