Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21879
Título: Intervenção psicossocial voltada às mães de crianças com deficiências
Autor(es): Cordeiro, Renally Mariane Guedes
Palavras-chave: Promoção à saúde
Políticas públicas
Intervenção psicossocial
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo relatar um recorte da experiência de uma intervenção psicossocial voltada às mães de crianças com deficiências no Centro Especializado em Reabilitação IV, em Campina Grande. A intervenção teve como principal objetivo a promoção à saúde dos cuidadores via fortalecimento de suas redes de apoio, considerando que o serviço representa uma fonte de suporte a tais familiares. Como ferramenta foi utilizada a oficina de dinâmica de grupo com frequência semanal e duração de, em média 1 hora. Os temas abordados foram escolhidos pelas próprias participantes, sendo eles: direitos e deveres dos usuário do CER, preocupações, doenças sexualmente transmissíveis, relação das mães com os profissionais de saúde. A discussão em torno dos temas pode evidenciar a presença de sofrimento ético-político, a importância do papel de esposa e mãe, problemas com os serviços de saúde, da necessidade de realizar outras atividades a fim de que sejam alcançadas autonomia, emancipação e empoderamento das mães. Os objetivos propostos pela intervenção foram parcialmente alcançados, em especial no que diz respeito a promoção a saúde e a formação de uma rede de apoio por parte do grupo, que embora não tenha tido objetivo terapêutico, contribuiu de forma significativa com a diminuição do estresse e o acolhimento do sofrimento vivenciado diariamente por essas mães.
Descrição: CORDEIRO, R. M. G. Intervenção psicossocial voltada às mães de crianças com deficiências. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21879
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Mariane Guedes Cordeiro.pdfPDF - Renally Mariane Guedes Cordeiro11.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.