Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21885
Título: Importância da prática regular de exercícios físicos por portadores de lúpus eritematoso sistêmico (LES)
Autor(es): Pequeno, Anderson Silva
Palavras-chave: Exercício físico
Musculação
Lúpus
Promoção da saúde
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença reumática de carácter imunológico, que pode envolver qualquer órgão ou sistema. É consenso no Brasil que a atividade física regular é uma das principais medidas terapêuticas para pessoas acometida com LES, sendo indispensável para o melhor condicionamento físico destas, especialmente quando aliado à dieta balanceada. Porém, os estudos envolvendo a doença e a prática de atividade física são escassos. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir experiências desenvolvidas nas atividades do Estágio Supervisionado, no período de dezembro de 2017 a outubro de 2018, frutos da vivência de um acadêmico de Educação Física como estagiário na Academia Star Fitness, Campina Grande, Paraíba, Brasil. O estagiário, sob a supervisão dos professores, ficou responsável pela realização das avaliações físicas, pela prescrição das fichas de treino e acompanhamento dos alunos na execução dos exercícios físicos, incluindo o aluno portador de LES. Durante todo o estágio observou-se a importância da Musculação na promoção de saúde para os alunos, em especial àquele acometido por LES, evidenciando importância do a exercício físico como uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção e saúde e do profissional de Educação Física como responsável por sua ampla disseminação.
Descrição: PEQUENO, A. S. Importância da prática regular de exercícios físicos por portadores de lúpus eritematoso sistêmico (LES). 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21885
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Silva Pequeno.pdfPDF - Anderson Silva Pequeno8.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.