Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21886
Título: Diferentes funções de extratos vegetais como moderadores de apetite
Autor(es): Damacena, Daniele Oliveira
Palavras-chave: Etnobotânica
Moderadores de apetite
Extratos vegetais
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: A obesidade tornou-se uma epidemia mundial e crescente, onde mudanças de hábitos alimentares e a falta e/ou ausência de prática de atividades físicas colaborem para o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Visando a busca de uma vida mais saudável, com mudança na alimentação e integração da prática física, indústrias e farmácias magistrais, juntamente com a mídia, evocam a busca de um corpo perfeito, onde o público-são as mulheres, recorrendo a práticas mirabolantes para a perda de peso. O presente estudo buscou entender a relação dos extratos vegetais Camellia sinensis, Citrus aurantium, Capsicum annum, Curcuma longa e Garcinia cambogia aos mecanismos existentes de moderadores de apetite para o controle de peso para de tal forma explanar e esclarecer os dados encontrados na literatura que corresponda tal atividade. Tratou-se de uma revisão sistemática da literatura acerca de discussões e experiências quanto ao uso de moderadores de peso com extratos vegetais versus ao tratamento coadjuvante anti-obesidade. Foram analisados 40 artigos em língua inglesa e portuguesa e 4 teses de mestrado, de modo que os dados foram apresentados em quadros para melhor análise. Os resultados apresentaram que por se originarem de plantas medicina, alguns extratos como a Garcinia cambogia e o Citrus aurantium apresentaram problemas quando associados a medicamento alopáticos apresentando síndrome tóxica ou prolongamento de uso com o aparecimento de colite isquêmica. Outros apresentaram uma atividade inespecífica em oposição ao mecanismo proposto, sendo o Capsicum annum o que melhor tem resposta em sítios diferentes de moderar o apetite. A Curcucuma longa e a Camellia sinensis apresentaram pouca espeficidade aos demais mecanismos apresentados. Os escritos estudados revelaram grandes avanços quanto a elucidação de mecanismos existentes, todavia, ainda é necessário um maior aprofundamento sobre o tema exposto para mostrar prováveis risco de uso irracional, interações entre outros produtos alopáticos e/ou naturais, além de mostrar os benefícios existente quanto ao seu uso.
Descrição: DAMACENA, D. O. Diferentes funções de extratos vegetais como moderadores de apetite. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21886
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Oliveira Damacena.pdfPDF - Daniele Oliveira Damacena17.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.