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dc.contributor.authorAraújo, Daniel Leal-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:38:50Z-
dc.date.available2013-11-04T18:38:50Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.otherCDD 801.95-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2188-
dc.descriptionAraújo, D. L. A escrita erótica de uma mulher árabe: uma leitura do romance La Almendra, de Nedjma. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA literatura de autoria feminina começou a ser traçada somente a partir do surgimento da crítica feminina na década de 70, com a crescente ideia do feminismo e de conquistas que somente existiam no imaginário. Buscando relatar, em forma de crônicas, várias situações, lugares, vivências e saudades de um tempo que não revive, senão através de recordações, registradas pelo olhar ávido de quem as viveu, e nada mais propício para se eternizar na memória como o diário. Nosso objetivo principal é analisar o papel da memória erótica no romance La Almendra, de Nedjma. Por tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Zolin (2005), Beauvoir (1980), Rossi (2010) e Zumthor (1997). A análise nos mostra que este romance representa a adoração que toda mulher sente por si mesma quando se torna consciente de sua sensualidade implícita ao nascer mulher em uma condição social que aprisiona suas vontades. Sem quaisquer tabus, libera-se do silêncio de mulher árabe em um testemunho único, envolvente, curioso e atrevido de uma mulher que esteve, praticamente toda vida presa às vontades alheias. Podemos ver que na narrativa de memórias, é sempre uma experiência temporal vivida pelo autor, pela recuperação de fatos pertencentes à sua pré-história que passam, agora, a fazer sentido dentro de sua história. No entanto, um livro de memórias é sempre uma segunda leitura, nem mais certa, nem mais precisa, nem mais verdadeira, mas, assim mesmo, tão certa, tão precisa e tão verdadeira quanto as leituras parciais que vão sendo feitas ao longo dos vários momentos presentes, dos fragmentos de tempo que nem sempre conseguimos juntar de forma coerente e que só se completam no ato da escritura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCrítica Literáriapt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.titleA escrita erótica de uma mulher árabe: uma leitura do romance La Almendra, de Nedjmapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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