Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21891
Título: Resgate histórico sobre pilhas e baterias: um olhar sobre o descarte e o impacto ambiental
Autor(es): Santos, July Emerson Alves dos
Palavras-chave: Meio ambiente
Pilhas
Reciclagem
Baterias
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: O físico alemão Otto von Guericke por volta de 1600 idealizou a primeira máquina capaz de produzir eletricidade, começava assim a história das pilhas, em 1800 Alessandro Volta elaborou um dispositivo para produzir eletricidade que consistia em dois metais empilhados separados por um pano umedecido em sal ou ácido fraco, por conta dos metais empilhados deu-se o nome de pilha, a partir daí outros estudiosos foram fazendo suas descobertas, em 1836 foi a vez de John Frederic Daniell (Pilha de Daniel), em 1844 William Robert Grove (Pilha de Grove), em 1859 Gaston Planté (Bateria de chumbo-ácido), em 1866 Georges Leclanché (Pilha de Leclanché), em 1899 Waldemar Jungner (Pilha de níquel cádmio) e a partir de 1970 seriam comercializadas as pilhas de lítio e íons de lítio. As pilhas e baterias são de imensa importância para os seres humanos, com uma infinidade de usos em diversos seguimentos. Este trabalho nos mostra um relato histórico desde sua criação até o seu descarte, como também nos alerta sobre quando este material é descartado de forma inadequada no ambiente. Deste modo, o objetivo do trabalho foi analisar por livros, artigos, sites e revistas relacionados ao tema levando em consideração como este conteúdo se apresenta nesses materiais, buscando fazer um relato histórico e um alerta para população sobre a importância de descartar pilhas e baterias em locais apropriados. A pesquisa teve como principal ponto, verificar os aspectos históricos das pilhas e baterias buscando mostrar o quanto são importantes e ao mesmo tempo prejudiciais à saúde dos seres vivos. Assim, pode- se dizer que o mundo necessita das pilhas e baterias para funcionar, mas também precisa de uma visão consciente com relação ao seu descarte por seus utilizadores.
Descrição: SANTOS, J. E. A. dos. Resgate histórico sobre pilhas e baterias: um olhar sobre o descarte e o impacto ambiental. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21891
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - July Emerson Alves dos Santos.pdfPDF - July Emerson Alves dos Santos13.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.