Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21892
Título: Análise físico-química e comparação de qualidade de óleo diesel em municípios do agreste paraibano
Autor(es): Brandão, Paula Emely de Souza
Palavras-chave: Combustível
Óleo Diesel
Qualidade de combustível
Adulteração de combustível
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Os combustíveis fósseis, como a gasolina, e o óleo diesel, dominam a matriz energética mundial. No Brasil o óleo diesel tem uma proeminência, assumindo o papel de combustível mais consumido, sendo comercializado na forma de diesel S-10 e diesel S-500. Contudo, o óleo diesel revendido nem sempre é um combustível de qualidade, devido a ocorrência de processos de adulteração, estes processos alteram composição e características do combustível, provocando alguns efeitos negativos como danos ao motor do automóvel bem como o aumento de poluentes na natureza. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi analisar parâmetros físico-químicos em diesel, presentes à venda nos postos de combustíveis de três cidades do agreste paraibano baseando-se na legislação da ANP, para inferir sobre a qualidade dos óleos diesel analisados, identificando se os mesmos possuem qualidade para serem revendidos e consumidos. Os parâmetros verificados foram aspecto, cor, densidade, índice de acidez e teor de biodiesel, que são determinantes para o conhecimento da qualidade do combustível e preâmbulos para prováveis adulterações. A partir das análises destes parâmetros e comparações de resultados realizados, foi possível identificar se os combustíveis apresentavam alguma irregularidade e se apresentavam qualidade significativa. Dentre as catorze amostras, apenas uma encontra-se foram dos parâmetros exigidos pela ANP mostrando irregularidade no teor de biodiesel.
Descrição: BRANDÃO, P. E. de S. Análise físico-química e comparação de qualidade de óleo diesel em municípios do agreste paraibano. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21892
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Emely de Souza Brandão.pdfPDF - Paula Emely de Souza Brandão10.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.