Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21893
Título: Memórias e saberes tradicionais: Estudo etnobiológico nas comunidades de Jurema, Brandão e Cachoeira do Gama, Matinhas - PB
Autor(es): Pereira, Maria Vandilma
Palavras-chave: Planta medicinal
Etnobotânica
Cultura popular
Medicamento
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O resgate do conhecimento etnobotânico realizado em comunidades é importante na documentação das plantas utilizadas e catalogação dos saberes, valorizando o conhecimento tradicional e a biodiversidade local. O presente trabalho teve como objetivo verificar as memórias e saberes tradicionais dos moradores das comunidades rurais de Jurema, Brandão e Cachoeira do Gama, no município de Matinhas – PB, através do conhecimento das plantas utilizadas na medicina tradicional local, evidenciando as espécies e seus usos. Trata-se de um estudo etnobotânico no qual foi utilizado o método descritivo-analítico, que permitiu o registro dos saberes e efeitos das plantas medicinais locais utilizadas. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário semiestruturado e as entrevistas foram realizadas com cada sujeito escolhido após uma breve apresentação dos objetivos da pesquisa e do consentimento do entrevistado para realização das mesmas. A maior parte dos informantes (88,89%) foi do gênero feminino e este tipo de conhecimento foi repassado principalmente pelos pais e avós (88,89%). Resultaram deste levantamento 79 espécies, distribuídas em 41 famílias botânicas, sendo as principais Lamiaceae (7), Fabaceae (6) e Rubiaceae (5). Os resultados indicaram a folha (45,24%) como sendo a parte vegetal mais empregada no preparo dos remédios caseiros, seguida da casca (23,80). Quanto às formas de preparo e utilização destes remédios, o chá em decocção ou infusão foi a forma mais frequente de preparo com 57,69%. A espécie com maior número de indicações terapêuticas foi o hortelã-miúdo (Mentha x villosa Hudson). Foram citadas também, associações entre duas ou mais plantas medicinais. As categorias de sistemas corporais com maior número de espécies citadas foram inflamação em geral (42 espécies), seguidos pelos sistemas digestório e respiratório (20 espécies cada). Sobre o conhecimento de plantas tóxicas foram citadas seis espécies, sendo a comigo- ninguém-pode (Dieffenbachia seguinte (Jacq.) Schott.) a mais citada (88,89%). Os conhecimentos, os valores e as experiências dos mais velhos apresentaram uma importante função no meio em que vivem e na sociedade de um modo geral: mantendo viva a identidade, a memória e a história de vida da comunidade.
Descrição: PEREIRA, M. V. Memórias e saberes tradicionais: Estudo etnobiológico nas comunidades de Jurema, Brandão e Cachoeira do Gama, Matinhas - PB. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21893
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vandilma Pereira.pdfPDF - Maria Vandilma Pereira17.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.