Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21896
Título: Relação entre as variáveis antropométricas e fisiológicas de jogadores de futsal da cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, João Paulo Clemente da
Palavras-chave: Futebol de salão
Força
Resistência
Antropometria
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: O futsal, por se tratar de um esporte de alta intensidade, exige um bom preparo físico de seus praticantes. É muito importante que o treinador tenha elementos que possam controlar e desenvolver essas capacidades físicas, por esse motivo, o referido estudo tem como objetivo relacionar as variáveis antropométricas e fisiológicas de jogadores de futsal. O estudo foi caracterizado por uma abordagem quanti-qualitativa de campo, a pesquisa reuniu dados de 10 atletas praticantes de futsal do gênero masculino com (idade 19,5 ± 0,84 anos; massa corporal 76,6 ± 7,04 kg; estatura 1,74 ± 0,05m; IMC de 25,21 ± 2,38), separados por posições em jogo, que foram 4 grupos (G) goleiro, (C) central, (A) ala e (P) pivô. Foi aplicado um questionário de prontidão para aptidão física, permitindo avaliar de forma subjetiva as condições de saúde para á pratica de atividade física e foi mensurado o peso e a altura dos atletas. O VO2 dos praticantes foi avaliado através do teste de Yo-Yo Intermitente Recovery Level 1 (Yo-YoIR1), o nível de agilidade foi avaliado através do teste de Shuttle run, o nível de força explosiva de membros inferiores através dos testes de impulsão horizontal e vertical. Para análise dos dados foi utilizada, a aplicação do t-test bicaudal. Para a análise estatística foi adotado o coeficiente de significância p < 0,05. Concluímos que os valores das variáveis dos atletas praticantes de futsal avaliados na presente pesquisa apresentaram diferenças significativas quando comparados com as variáveis da literatura atual.
Descrição: SILVA, J. P. C. da. Relação entre as variáveis antropométricas e fisiológicas de jogadores de futsal da cidade de Campina Grande – PB. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21896
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Clemente da Silva.pdfPDF - João Paulo Clemente da Silva10.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.