Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21898
Título: Alterações ventilatórias pós mastectomia radical modificada: Revisão bibliográfica
Autor(es): Araújo, Bárbara Iana de Sousa
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Medidas de volume pulmonar
Mastectomia radical modificada
Data do documento: 28-Ago-2019
Resumo: O índice de mulheres acometidas por câncer de mama, aumenta a cada ano no Brasil e no mundo. A falha no diagnóstico precoce, pode corresponder a escolha das mastectomias radicais como a abordagem mais utilizada para tratamento cirúrgico que compromete alguns sistemas do corpo, dentre eles respiratória. Este estudo foi uma revisão bibliográfica, com o objetivo, e apresentar dados referente a alterações ventilatórias, em mulheres submetidas a mastectomia radical modificada, o impacto nas forças musculares respiratórias (FMR e função pulmonar (FP) e a conduta da fisioterapia nesses casos. As bases de dados para pesquisa foram: PubMed, BVS, Scielo e Medline nos anos de 2008 a 2019, com os descritores: cirurgia, mastectomia radical modificada, medidas de volume pulmonar, fisioterapia, em língua inglesa e portuguesa. O cruzamento dos estudos, mostrou que há diminuição da força muscular respiratória, após o processo de mastectomia radical e apontaram a fisioterapia como uma ferramenta efetiva para o retorno dos valores preditivos, com condutas referentes a cinesioterapia e treinamento muscular respiratório.
Descrição: ARAÚJO, B. I. de S. Alterações ventilatórias pós mastectomia radical modificada: Revisão bibliográfica. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21898
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Iana de Sousa Araújo.pdfPDF - Bárbara Iana de Sousa Araújo9.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.