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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Robson Wendell Sampaio-
dc.date.accessioned2013-11-04T18:39:00Z-
dc.date.available2013-11-04T18:39:00Z-
dc.date.issued2013-11-04-
dc.identifier.otherCDD 460-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2189-
dc.descriptionSilva, R. W. S. Da península à américa: um panorama do uso da língua espanhola pelo mundo. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractOs diferentes tipos de idiomas ou línguas que são atualmente faladas tiveram seu nascimento concretizado devido à grande necessidade que o ser humano tem de se comunicar. Nossa natureza é altamente falante e altamente expressiva. Todos os seres se comunicam de alguma forma, mas somente o homem se comunica através de um complexo sistema sonoro que possui, qual seja, a capacidade de estabelecer conexões com os mais variados significados que se deseja transmitir a algum interlocutor num determinado local ou grupo. Dessa forma, podemos dizer que é através da língua que cada grupo expressa seus costumes, pensamentos, desejos, raivas, ideias etc., além de possibilitar uma comunicação entre os indivíduos de uma mesma sociedade. Partindo dessa ideia de necessidade comunicacional, foi que surgiu, assim como todas as outras línguas, a língua espanhola, tendo sua origem do latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica, ela é o resultado de muito tempo de evolução, onde as diversas línguas dos habitantes de uma determinada região receberam a influência de outros povos como os romanos e os árabes. No final do século XV, com a união dos reinos de Castela e Aragão, que avançaram seu domínio por grande parte da península o castelhano se impôs sobre os demais idiomas e dialetos; além de chegar às Américas através dos conquistadores. O Objetivo deste artigo é fazer um breve panorama geral da língua espanhola desde a península até a América e seu uso nos dois continentes. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia em Camargo (2012), Cruz (2001), Guimarães (1997), Kulikowski (2000), Lenge ( 2013 ), Pedroso ( 2013 ), Sellanes ( 2013 ), y Silva (2003). A análise nos mostra que depois de muito tempo, o governo brasileiro despertou para a importância da língua espanhola e introduziu o idioma na grade curricular das escolas como disciplina obrigatória para o ensino médio através da Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005, com esta lei ele obriga as escolas, em um prazo máximo de cinco anos a partir de sua publicação, a orfetarem a disciplina aos alunos, que agora terão a oportunidade de optarem por qual língua estrangeira estudar, a lei fala ainda que para o ensino fundamental essa oferta é facultada. Porém, mais de cinco anos se passaram e o que se pode ver é que ainda existem escolas que não estão oferecendo a disciplina em sua matriz curricular e que ainda há um grande déficit no número de professores graduados aptos a ministrarem essa disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rafael Francisco Brazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectIdiomapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Estrangeirapt_BR
dc.titleDa península à américa: um panorama do uso da língua espanhola pelo mundopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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