Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21901
Título: O aplicativo CATAKI pode ser uma alternativa para engajar a população na coleta de resíduos sólidos em centros urbanos na Paraíba?
Autor(es): Gomes, Ricardo Aurélio de Almeida Nunes
Palavras-chave: Catadores
Resíduos sólidos
Reciclagem
CATAKI
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: No Brasil, apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados. A produção e descarte crescente desses materiais tem efeito sobre questões de saúde pública, como a dispersão e reprodução dos mosquitos vetores de arboviroses, porque as embalagens são potenciais criadouros. Dessa forma, é necessário melhorar a cadeia produtiva relacionada à reciclagem para reduzir potenciais criadouros de mosquitos, contribuindo diretamente para aumento da renda de catadores de resíduos sólidos. O presente estudo tem como objetivo descrever o aplicativo de reciclagem CATAKI, realizar o cadastramento de catadores associados a cooperativas na cidade de Campina Grande e ensinar alguns grupos profissionais, como os agentes de combate às endemias (ACEs) e alunos de graduação da UEPB a utilizarem o aplicativo. Esses grupos são potenciais parceiros para expansão do uso do aplicativo. Foram realizados encontros com duas cooperativas para realização do cadastro dos cooperados no aplicativo e utilizado a plataforma de ensino a distância para divulgação e explicação do funcionamento do aplicativo. O aplicativo foi descrito através de imagens tiradas da tela de um celular e as opiniões dos usuários foram colhidas através da plataforma. O trabalho dos catadores pelo aplicativo tem suas limitações por falta de acesso à internet. Para viabilizar seu uso, é necessário ampliar o acesso de catadores à internet e envolver os responsáveis pelos serviços de limpeza urbana. Uma campanha utilizando os meios de comunicação de massa pode ampliar o alcance e uso do aplicativo CATAKI na Paraíba.
Descrição: GOMES, R. A. de A. N. O aplicativo CATAKI pode ser uma alternativa para engajar a população na coleta de resíduos sólidos em centros urbanos na Paraíba?. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21901
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Aurélio de Almeida Nunes Gomes.pdfPDF - Ricardo Aurélio de Almeida Nunes Gomes12.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.