Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21906
Título: Intervenções psicológicas no futebol profissional: Relato de experiência
Autor(es): Alencar, Breno Alves de
Palavras-chave: Futebol
Atleta profissional
Psicologia do esporte
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: O presente artigo se trata de um estudo descritivo de relato de experiência de estágio em psicologia, realizado em uma agremiação esportiva filiada a federação paraibana de futebol (FPF). As intervenções realizadas no estágio objetivaram otimizar os resultados do clube, bem como propiciar o bem-estar psicológico aos atletas. O atual cenário do desporto competitivo, marcado pela grande movimentação de capital e pressão por resultados, caracteriza uma busca, a todo custo, pelo aperfeiçoamento dos atletas e suas marcas. Assim, o reconhecimento da necessidade de tal profissional no âmbito esportivo por parte de atletas e clubes de diferentes esportes vem apresentando grande crescimento, visto que o fator psicológico se apresenta como diferencial em diversas ocasiões. Em contrapartida, as exigências pelo resultado em conjunto com o engessamento da prática a partir de recursos e métodos positivistas, dificultam o surgimento da subjetividade do sujeito, acarretando em sofrimento. Neste sentido, viu-se a necessidade de utilização da psicologia comportamental junto com a psicanálise como fundamentação teórica, sendo realizadas intervenções como, avaliação psicológica, treinamento de habilidades psicológicas (THP), vivências grupais e escutas psicoterapêuticas. Ao fim do estágio, foi possível alcançar todos os objetivos propostos inicialmente, bem como auxiliar o clube a realizar a melhor temporada da história desde sua fundação.
Descrição: ALENCAR, B. A. de. Intervenções psicológicas no futebol profissional: Relato de experiência. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21906
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Breno Alves de Alencar.pdfPDF - Breno Alves de Alencar22.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.