Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21909
Título: Estudo da esperança em idosos remanescentes de Quilombolas
Autor(es): Nunes, Raquel Pereira da Silva
Palavras-chave: Esperança
Idosos
Quilombola
Motivação
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: O presente estudo aborda a esperança em idosos remanescentes de quilombolas, considerando os dados sociodemográficos e o nível de esperança pela escala de esperança de Heart. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transversal e de caráter exploratório. O delineamento da amostra foi não-probabilístico, realizado através de critérios de conveniência e acessibilidade nas comunidades de remanescentes quilombolas Caiana dos Crioulos e Pedra d´água. Participam 69 idosos de ambos os sexos com idades a partir de 60 anos, os instrumentos utilizados foram o Questionário de dados demográficos e a Escala de Esperança de Heart (EEH). Os resultados apontam que à medida que estes idosos avançam em idade diminui o seu sentimento de esperança, a esperança esteve relacionada significativamente com a idade, coma espiritualidade e com o valor na vida encontrado por estes idosos. Comparando com outros estudos acerca da esperança em idosos é possível concluir que os idosos do presente estudo apresentam um nível satisfatório de esperança.
Descrição: NUNES, R. P. da S. Estudo da esperança em idosos remanescentes de Quilombolas. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21909
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Pereira da Silva Nunes.pdfPDF - Raquel Pereira da Silva Nunes15.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.