Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21910
Título: Matei por amor: Da parceria amorosa a passagem ao ato
Autor(es): Medeiros, Aline Daniele Azevêdo de
Palavras-chave: Feminicídio
Masculinidade
Amor
Psicanálise
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: As novas formas de amar e de se posicionar dentro das relações amorosas têm sido bastante modificadas, principalmente quando tratadas dos papéis masculino e feminino dentro dessa relação. O crescente quadro de feminicídio acometido por parte dos homens contra suas parceiras amorosas faz com que tenhamos como principal objetivo, identificar o que causa esses sujeitos que utilizam da violência como única solução a os impasses d a vida amorosa com suas parceiras. As formas de expressão violenta são diversas e, dentre elas, nos focaremos nos crimes passionais que são atos impulsivos gerados pelo ciúme, pensamento obsessivo e sentimento de perda da parceira. Sendo ainda mais específico, o presente estudo abordará a temática do homem que matou sua companheira amorosa. Através de leituras acerca de Freud, Lacan e seus seguidores, utilizaremos como método a construção teórica psicanalítica acerca do amor, da constituição da masculinidade e da passagem ao ato. E para ilustrar a teoria, apresentaremos no decorrer do texto partes de falas desses homens que foram colhidas em entrevistas realizadas em alguns presídios e disponibilizadas em documentário na internet.
Descrição: MEDEIROS, A. D. A. de. Matei por amor: Da parceria amorosa a passagem ao ato. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21910
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Daniele Azevêdo de Medeiros.pdfPDF - Aline Daniele Azevêdo de Medeiros9.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.