Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21918
Título: Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética
Autor(es): Marques, Danielle Raissa Silva
Palavras-chave: Jogo didático
Metodologias de ensino
Ensino de genética
Recursos didáticos
Data do documento: 5-Nov-2018
Resumo: Os jogos didáticos são ferramentas importantes para a construção do conhecimento, e por isso constitui uma metodologia diferenciada que contribui para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os conteúdos que os estudantes sentem mais dificuldade em aprender. O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia e êxito de um jogo construído de autoria própria para o ensino de genética com ênfase ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, com questionários pré-teste e pós-teste, os quais foram instrumentos para a coleta dos dados, aplicado com estudantes da terceira série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Doutor Hortênsio de Sousa Ribeiro. O jogo didático aplicado foi considerado didático pela maioria dos estudantes e contribuiu de forma significante para a construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio, onde auxiliou os mesmos na compreensão do assunto síntese proteica, após a utilização do jogo sintetizando a memória proteica ocorreu uma evolução acerca da aprendizagem em relação ao assunto (síntese proteica), sendo possível trabalhar mais vezes com essa metodologia de ensino, de modo que venha contribuir para a construção do conhecimento, onde cerca de 120 estudantes gostariam que os jogos didáticos fossem trabalhados mais vezes durante as aulas. Diante da relevância do jogo intitulado sintetizando a memória proteica, serve de modelo para os demais professores que desejam optar em trabalhar com essa metodologia, contribuindo como uma ferramenta didática para a reconstrução do ensino de genética em nível médio por meio do lúdico.
Descrição: MARQUES, D. R. S. Jogo didático: Uma proposta metodológica para o ensino – Aprendizagem no conteúdo da genética. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21918
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Raissa Silva Marques.pdfPDF - Danielle Raissa Silva Marques20.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.