Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21921
Título: Sobreposição espaço temporal de nicho na perspectiva da abordagem funcional da comunidade de poliquetas bentônicos em estuários tropicais
Autor(es): Melo, Dalescka Barbosa de
Palavras-chave: Poliquetas
Estuários tropicais
Nicho ecológico
Macroinvertebrados bentônicos
Data do documento: 19-Nov-2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a sobreposição de nicho da comunidade de poliquetas utilizando atributos funcionais da comunidade entre as estações seca e chuva em dois estuários tropicais. Este estudo foi desenvolvido nos estuários Paraíba do Norte e Mamanguape, região Nordeste Paraíba/Brasil em novembro de 2013 e julho de 2014. Nos respectivos estuários foram estabelecidas quatro zonas amostrais de acordo com o gradiente de salinidade, sendo a zona I mais próxima do rio e a IV mais próxima do oceano, em cada zona foram determinados três pontos e em cada ponto foram definidas três replicas. Foram amostrados 7.429 poliquetas, sendo 1.814 no estuário Paraíba do Norte na estação seca e 1.633 na estação chuva e no Mamanguape 3.369 na estação seca e 613 na chuva. Diferenças significativas foram observadas para a abundância dos poliquetas entre os estuários (p= 0.001) e entre as estações do Mamanguape (p= 0.005) e não sendo observado entre as estações do Paraíba do Norte (p= 0.37). A sobreposição espacial de nicho, em ambos os estuários foi maior nas zonas mais salinas (III e IV) e temporalmente o Paraíba do norte teve maior pareamento de sobreposição na estação chuva e o Mamanguape na seca sendo a estratégia alimentar depositívora o atributo funcional mais compartilhado entre os poliquetas. Os organismos que estiveram no mesmo hipervolume de espaço, compartilham do mesmo nicho funcional, dessa forma, o caráter funcional similar entre as espécies indicam semelhanças nas suas habilidades ecossistêmicas o que pode ocasionar desse modo, a sobreposição de nicho.
Descrição: MELO, D. B. de. Sobreposição espaço temporal de nicho na perspectiva da abordagem funcional da comunidade de poliquetas bentônicos em estuários tropicais. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21921
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dalescka Barbosa de Melo.pdfPDF - Dalescka Barbosa de Melo13.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.