Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21922
Título: Estudo comparativo das dificuldades encontradas na elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso no âmbito da UEPB
Autor(es): Farias, Antônio da Silva
Palavras-chave: Pesquisa científica
Trabalho de Conclusão de Curso
Conclusão de curso
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A elaboração do Trabalho de conclusão de curso (TCC), requer desafios para o aluno de graduação, a necessidade de pesquisar, e a interação entre alunos e orientadores para obter um resultado satisfatório. Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através de questionário aplicado a alunos concluintes de graduação na UEPB, as dificuldades encontradas em concluir o TCC, apresentar um levantamento quantitativo das causas que levam os alunos a protelarem a entrega do TCC e relativizar os alunos de licenciatura em química com alunos de outros cursos de graduação para fazer o estudo comparativo dessas dificuldades. Foi aplicado um questionário com 20 questões, o questionário foi enviado para 118 alunos que se encontram nesta situação, 38 responderam, sendo 10 de licenciatura em química e 28 de outros cursos da UEPB. A pesquisa é de grande relevância, pois ao identificar os problemas, estabelece uma relação entre as dificuldades encontradas em comum pelos discentes, possibilitando uma reflexão mais ampla por parte dos docentes. É preciso que através destes haja um consenso onde minimize essa prorrogação por parte da equipe que está ligada direta ou/e indiretamente no processo de conclusão onde consequentemente a quantidade de alunos nessa situação diminuirá. Como resultados da pesquisa, verificou-se que os alunos do curso de Química comparado aos alunos de outros cursos apresentam dificuldades semelhantes, relacionados a indisponibilidade de tempo, dando ênfase a dois aspectos: o cuidado com a família e o trabalho. Outros fatores foram relatados, falta de encontros contínuos e compromisso dos orientadores com os alunos.
Descrição: FARIAS, A. da S. Estudo comparativo das dificuldades encontradas na elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso no âmbito da UEPB. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21922
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio da Silva Farias.pdfPDF - Antônio da Silva Farias13.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.