Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21923
Título: Extração e identificação da composição química dos óleos essenciais de Croton urticifolius
Autor(es): Araújo, Havana Lorena Silva de
Palavras-chave: Extração de óleo
Óleos essenciais
Composição química
Euphorbiaceae
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: 2018
Resumo: Óleos essenciais são muito conhecidos pelos seus aromas agradáveis e bem característicos, e são utilizados para aromatização de ambiente, prevenção e/ou cura de algumas doenças, através de compressa, massagem, inalação ou ingestão. São líquidos extraídos de diversas partes de plantas, através de diferentes métodos e são caracterizados por possuírem grandes quantidades de compostos orgânicos voláteis, diferenciando-os de óleos fixos. O gênero Croton é um género botânico pertencente à família Euphorbiaceae. Este gênero contém cerca de 1 300 espécies. A espécie Croton urticifolius, conhecida popularmente como “marmeleiro branco” ou “velame”, possui aroma agradável, no entanto não são relatados na literatura estudos sobre a composição volátil da mesma. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar a composição química dos óleos essenciais do C. urticifolius, visando analisar os constituintes voláteis presentes nos mesmos e avaliar suas propriedades biológicas. Os óleos essenciais foram extraídos das folhas e partes aéreas pelo método da hidrodestilação e submetidos a analises por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG/EM) para identificação de seus constituintes químicos. As análises por CG/EM permitiram a identificação de oito compostos do óleo das folhas e vinte e oito do óleo da parte aérea, compreendendo aproximadamente 90% da composição total de cada óleo. A composição química dos óleos mostrou-se distintas, sendo os compostos majoritários do óleo das folhas o biciclogermacreno (37,48%), o (E)-cariofileno (20,83%) e o β-elemeno (19.33%), e espatulenol (16,52%) e (E)-cariofileno (12,33%) para o óleo das partes aéreas. A principal diferença entre os dois óleos é a presença do espatulenol somente no óleo das partes aéreas e uma variação considerável nos compostos minoritários. O óleo essencial das folhas apresentou atividade antimicrobiana frente a cepa Staphylococcus aureus. É importante ressaltar que este é o primeiro estudo sobre a composição química dos óleos essenciais de C. urticifolius.
Descrição: ARAÚJO, H. L. S. de. Extração e identificação da composição química dos óleos essenciais de Croton urticifolius. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21923
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Havana Lorena Silva de Araújo.pdfPDF - Havana Lorena Silva de Araújo13.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.