Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aline de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T17:26:58Z | - |
dc.date.available | 2020-05-05T17:26:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21924 | - |
dc.description | SILVA, A. de A. Relato sobre a da química forense como tema norteador no ensino de conceitos químicos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente é possível observar a forte presença da Química auxiliando na elucidação de crimes, a este novo ramo da ciência dá-se o nome de Química Forense. Esta temática, que vem crescendo e aguçando a curiosidade dos indivíduos em sociedade ao longo dos anos, tem potencialidades para contextualizar e interdisciplinar as aulas de Química e pode contribuir com o processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um relato de observação, em um minicurso, com um grupo de alunos em formação acadêmica em Química e mostra, através deste, que a Química Forense pode servir como tema transversal e facilitador para a aprendizagem dos conteúdos presentes nos currículos. O minicurso “Química Forense e suas Aplicações no Ensino” foi ministrado no IV Congresso Regional de Estudantes de Química do Nordeste, realizado na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na cidade de Campina Grande-PB, no qual participaram 23 estudantes de graduação em Química de diferentes instituições do Brasil. Foram utilizados questionários pré e pós diagnostico para avaliação e para coleta de dados. De acordo com os dados obtidos na pesquisa, representados por meio de tabelas e interpretados de acordo com a literatura, utilizar novas metodologias associado ao uso da experimentação em conjunto com tema geradores, foi possível determinar que a aprendizagem significativa foi alcançada pelos alunos, que houve entendimento sobre a transposição de conteúdos básicos curriculares e que a interdisciplinaridade e a contextualização caminham junto com o saber cientifico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sara Regina Carneiro de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Química forense | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Relato sobre a utilização da química forense como tema norteador no ensino de conceitos químicos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aline de Andrade Silva.pdf | PDF - Aline de Andrade Silva | 15.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.