Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21925
Título: Análise do perfil MBTI com alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPB
Autor(es): Neves, Tássila Pereira
Palavras-chave: Tipologia MBTI
Licenciatura em Química
Ensino superior
Discentes
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Diante dos altos índices de evasão dos cursos da área de exatas, abandonos de disciplinas, dificuldades de aprendizado, quantidade de reprovações, pesquisadores vêm se dedicando ao estudo e a busca pelo entendimento do que se passa nesse ambiente, visando melhores resultados e desempenho dos alunos. Uns pesquisam sobre metodologias, outros estudam sobre os currículos. No entanto, poucas são as pesquisas que buscam entender a relação entre aluno-professor. Uma vez que, poucas são as pesquisas voltadas para o entendimento e solução dos problemas de aprendizagem no nível superior, o estudo das personalidades dos alunos torna-se relevante, pois suas implicações podem influenciar no processo de aprendizagem. O estudo dos Tipos Psicológicos MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) possibilita uma compreensão mais ampla sobre a dinâmica da personalidade humana. Diante do cenário atual e das grandes mudanças provocadas pela inovação acelerada, o presente trabalho propõe a análise do perfil MBTI com alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPB, a partir da aplicação do questionário “Classificador de Temperamentos de Keirsey” à alunos matriculados do curso, a fim de fornecer um levantamento estatístico que auxilie o corpo docente do curso na tomada de decisões. Os resultados da pesquisa apontam dados que corroboram com a Teoria dos Indicadores de Myers- Briggs e os Temperamentos de Keirsey como indicando predominância de alunos com o Temperamento Guardião.
Descrição: NUNES, T. P. Análise do perfil MBTI com alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21925
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tássila Pereira Neves.pdfPDF - Tássila Pereira Neves13.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.