Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21927
Título: A vulnerabilidade programática nos serviços de atenção primária em saúde: Fragilidades e potencialidades na assistência às IST/AIDS
Autor(es): Basílio, Emerson Eduardo Farias
Palavras-chave: Vulnerabilidade
Atenção Primária à Saúde
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: O estudo de vulnerabilidade é um passo importante para a garantia do entendimento as necessidades em saúde de forma integral e equânime, pois apesar dos avanços conquistados em termos de políticas de prevenção e assistência às IST/HIV/aids, estes ainda são uma grande preocupação à saúde pública. Objetivou-se analisar a vulnerabilidade programática nos serviços de atenção primária em saúde e suas fragilidades e potencialidades na atenção às IST/aids. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa realizado em agosto de 2017 a julho de 2018, nas UBS do município de Campina Grande-PB. Participaram do estudo todos os profissionais delimitados como o responsável técnico pela UBS que responderem um formulário semiestruturado possuindo 51 questões, sendo questões objetivas distribuídas em marcadores sobre a caracterização geral das Unidades Básicas de Saúde, infraestrutura para realização das ações de Prevenção e Assistência em IST/HIV/aids, as ações de Prevenção e Assistência em IST/HIV/aids, Respostas às necessidades de tratamento em IST/HIV/aids e Ações de pré-natal e puerpério em relação à atenção às IST/HIV/aids. No marcador infraestrutura para realização das ações de Prevenção, Assistência em IST/HIV/aids, Ações de Prevenção e Assistência em IST/HIV/aids, todas as UBS que responderam ao questionário foram classificados como de média vulnerabilidade programática, já os marcadores Respostas às necessidades de tratamento em IST/HIV/aids e Ações de pré-natal e puerpério em relação à atenção às IST/HIV/aids foram classificados como de baixa vulnerabilidade. Conclui-se que são necessários investimentos, por parte dos gestores locais, com a finalidade de reduzir as vulnerabilidades programáticas do serviço.
Descrição: BASÍLIO, E. E. F. A vulnerabilidade programática nos serviços de atenção primária em saúde: Fragilidades e potencialidades na assistência às IST/AIDS. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21927
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Eduardo Farias Basílio.pdfPDF - Emerson Eduardo Farias Basílio48.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.