Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21928
Título: Consumo de bebidas alcoólicas por hipertensos usuários de transporte público coletivo
Autor(es): Francisco, Ana Maria Amâncio
Palavras-chave: Doenças crônicas
Hipertensão
Alcoolismo
Data do documento: 21-Nov-2018
Resumo: As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) constituem grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) se destaca pelas diversas comorbidades relacionadas e por ser a principal causa de doenças do aparelho cardiocirculatório. Diversos fatores estão correlacionados ao desenvolvimento das HAS, dentre eles, o consumo de álcool. Objetivou-se intervir no consumo de bebidas alcoólicas por hipertensos usuários do transporte público coletivo da cidade de Campina Grande/PB. Empregou-se a Metodologia Ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na assistência de 287 hipertensos que se encontravam no Terminal de Integração de ônibus público na área central da cidade de Campina Grande – PB no período de agosto a dezembro de 2017. Inicialmente, os hipertensos foram abordados e convidados a participar voluntariamente da intervenção. Na segunda etapa, aferiu-se pressão arterial, seguida por orientações acerca da necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis. A maioria dos usuários era do sexo feminino (63%). Do total de hipertensos, 30% afirmou fazer uso de bebidas alcoólicas. Destes 62% eram do sexo masculino. Por meio das ações educativas em saúde foi possível identificar fatores de risco para agravamento das DCNTs, fazendo-se necessário a manutenção de abordagem e acolhimento da população suscetível à hipertensão acerca do perigo do consumo de bebidas alcoólicas.
Descrição: FRANCISCO, A. M. A. Consumo de bebidas alcoólicas por hipertensos usuários de transporte público coletivo. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21928
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Amâncio Francisco.pdfPDF - Ana Maria Amâncio Francisco7.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.