Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21929
Título: Carcinoma microinvasivo em borda de língua: Relato de caso e a importância do diagnóstico precoce
Autor(es): Gomes, Thiago Porto
Palavras-chave: Carcinoma de células escamosas
Leucoplasia oral
Mucosa oral
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O carcinoma de células escamosas (CCE) oral constitui a neoplasia maligna mais comum da boca, afetando, principalmente, indivíduos com mais de 50 anos. O aspecto clínico clássico da lesão é caracterizado por úlcera persistente com endurecimento e infiltração periférica, podendo ou não estar associada a vegetações, manchas eritematosas ou esbranquiçadas. A localização predominante é borda lateral de língua e assoalho oral. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de CCE microinvasivo em língua, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para uma melhor sobrevida do paciente após o tratamento oncológico. Paciente do sexo masculino, 42 anos, foi atendido com queixa de mancha branca localizada na língua. No exame físico extraoral, não foi observado comprometimento dos linfonodos cervicais. Após o exame físico intraoral, observou-se uma placa em borda lateral de língua do lado direito com superfície rugosa; leucoplásica; contorno irregular; limites definidos, medindo, em maior diâmetro 2,0 cm, com história evolutiva de dois meses. Com a hipótese diagnóstica de leucoplasia, realizou- se biópsia incisional, cujo resultado histopatológico foi CCE microinvaisvo. O diagnóstico final de CCE predominantemente in situ foi observado, após remoção cirúrgica radical da lesão. O paciente complementou o tratamento oncológico com radioterapia e foi acompanhado no período trans-operatório pela equipe da odontologia, para prevenir e tratar as complicações consequentes do tratamento radioterápico. O paciente encontra-se em proservação, sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, evoluindo há um ano após ressecção cirúrgica do CCE, sem recidiva da lesão. Assim, conclui-se que o diagnóstico precoce foi de fundamental importância para tratamento eficaz e bom prognóstico da doença, elevando as possibilidades de recuperação sem sequelas e de não recidiva da lesão, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente, no período perioperatório.
Descrição: GOMES, T. P. Carcinoma microinvasivo em borda de língua: relato de caso e a importância do diagnóstico precoce. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21929
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Porto Gomes.pdfPDF - Thiago Porto Gomes51.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.