Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21930
Título: Frenectomia lingual com laser diodo em paciente infantil – relato de caso clínico
Autor(es): Balbino, Anne Kécia dos Santos
Palavras-chave: Cirurgia bucal
Frenectomia lingual
Terapia a laser
Freio lingual
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: O freio lingual é uma estrutura anatômica em forma de prega, que se insere na metade da base da língua e vai até o assoalho da cavidade bucal. Quando esta inserção vai até o ápice da língua caracteriza a anquiloglossia, que pode causar limitações nos movimentos articulatórios da língua e comprometer a fala. Nessa situação, o tratamento consiste na sua remoção cirúrgica (frenectomia), e a aplicação do laser de diodo de alta potência pode representar uma das alternativas de tratamento. O laser constitui uma opção satisfatória para a frenectomia lingual uma vez que favorece a hemostasia, dispensa o uso de sutura, reduz o edema e dor, promovendo cicatrização mais rápida e reduzindo o tempo de trabalho. O objetivo deste trabalho foi apresentar um caso clínico de uma criança de 6 anos de idade, com anquiloglossia e relatos de dificuldades para articulação de algumas palavras, avaliando os benefícios advindos da aplicação da técnica para tratamento do referido caso. Foi indicada a frenectomia utilizando a técnica cirúrgica com o laser de diodo de alta potência. A cirurgia foi realizada sem intercorrências e com pouco sangramento. Não houve necessidade de realizar sutura e imediatamente após a cirurgia a paciente já apresentou evidente mudança na protrusão e elevação da língua, e no pós-operatório foram evidenciados ganhos relativos à mobilidade da língua e fala da paciente, especialmente ao pronunciar fonemas com [r]. O laser de diodo de alta potência mostrou-se como uma adequada opção para frenectomia lingual na odontopediatria.
Descrição: BALBINO, A. K. dos S. Frenectomia lingual com laser diodo em paciente infantil – relato de caso clínico. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21930
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Kécia dos Santos Balbino.pdfPDF - Anne Kécia dos Santos Balbino7.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.