Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21931
Título: Avaliação do pH dos dentifrícios clareadores e do desgaste superficial produzido na estrutura dental
Autor(es): Pinheiro, Gertrud’yara Silva
Palavras-chave: Dentifrícios
Clareamento dental
Esmalte dentário
Data do documento: 3-Nov-2018
Resumo: Desde o seu surgimento, até os dias atuais, os dentifrícios veem passando por uma série de transformações, tanto no que se refere a sua composição, quanto aos seus efeitos biológicos. A adição de agentes clareadores em sua composição, fez com que esses produtos deixassem de ter um status meramente terapêutico, enquadrando-se também como cosméticos. Os clareadores estão por toda parte e disponíveis em várias formas de apresentação: géis, vernizes, dentifrícios, tiras entre outros. Novos produtos são lançados diariamente no mercado, inclusive, antes de estudos mais aprofundados serem publicados sobre os mesmos. Assim sendo, tanto profissionais, como demais consumidores ficam confusos com relação às nomenclaturas, composições, propriedades, desempenho clínico e biocompatibilidade. Nesse sentindo, este estudo teve como objetivo avaliar o pH dos dentifrícios clareadores e o desgaste superficial produzido na estrutura dental após o uso dos mesmos através da análise em Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Para isso, foi realizado um estudo experimental, in vitro, descritivo e analítico, do tipo transversal no Laboratório de Dentística e no Laboratório de Análises Clínicas e Diagnóstico - LAD do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas - LaMMEA do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foram utilizados 10 (doze) dentifrícios clareadores e 03 (três) sem clareadores (Dental Sorriso super refrescante refrescância actifresh; Oral-B complete limpeza profunda com escudo anti-açúcar; Closeup proteção bioativa contra o ácido do açúcar; Colgate luminous white; Colgate total 12 professional gengiva saudável; Colgate sensitive pró-alívio + branqueador; Sorriso xtreme white brilho 5 estrelas; Sorriso dentes brancos proteção com active flúor; Oral-B 3D white brilliant fresh; Oral-B pró-saúde multi proteção com escudo anti-açúcar; Oral-B complete whitening + enxaguatório bucal; Closeup white now e Closeup diamond attraction) Para a analise do pH foi utilizada 5g de cada dentifrício associado à 10 ml de água deionizada e feita a leitura através do aparelho pH-metro. Cada dentifrício foi associado a um dente bovino fixado em resina acrílica e canos de PVC, formando, um grupo de estudo, os quais passaram pelo processo de escovação durante 14 (quatorze) dias, para posterior secção da face vestibular e leitura em MEV. Os resultados mostraram que a maioria dos dentifrícios causaram algum tipo de dano à estrutura dentária como desgaste de esmalte nos casos menos graves, até a exposição completa dos túbulos dentinários. Ademais, o índice de pH mesmo apresentando-se dentro da faixa ideal em todos os dentifrícios, não impediu que os danos às estruturas dentárias ocorressem em maior ou menor grau.
Descrição: PINHEIRO, G. S. Avaliação do pH dos dentifrícios clareadores e do desgaste superficial produzido na estrutura dental. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21931
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gertrud'yara Silva Pinheiro.pdfPDF - Gertrud'yara Silva Pinheiro15.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.