Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21932
Título: Osteotomia e odontossecção para exodontia de terceiro molar impactado: Relato de caso
Autor(es): Araújo, Silvestarley Oliveira de
Palavras-chave: Cirurgia bucal
Dente impactado
Osteotomia
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: Os terceiros molares são geralmente os últimos dentes a irromper na cavidade bucal, e por isso, são comumente os mais encontrados em posição de inclusão, muitas vezes retidos por tecidos moles e/ou ósseos ou por falta de espaço disponível para erupção. A remoção destes dentes é um procedimento clínico comum na prática clínica de cirurgia oral menor, que apesar de ser considerado um procedimento complexo, apresenta suporte teórico e dispõe de técnicas que facilitam a realização do procedimento com resultado satisfatório. Este trabalho relata um caso clínico de osteotomia e odontossecção para exodontia de terceiro molar impactado em um adulto jovem de 23 anos de idade. A necessidade da remoção do terceiro molar inferior direito foi observada após exame clínico de rotina, realizado na Clínica de Aprofundamento em Cirurgia da UEPB, campus I, no semestre letivo 2017.2. Na anamnese não foi identificada nenhuma condição sistêmica que pudesse dificultar ou comprometer a realização da exodontia. No exame físico intra-oral observou-se que o paciente apresentava leve limitação de abertura bucal. Exames complementares radiográficos e hematológicos foram solicitados para avaliar a anatomia da área a ser operada e a saúde do paciente. No exame radiográfico foi evidenciada a posição do dente como semi-incluso impactado, com retenção horizontal e sugestão de proximidade com o canal mandibular. O tratamento indicado foi a exodontia por técnica terceira. Não houve intercorrência durante o tratamento e no pós-operatório o paciente relatou tumefação e trismo nos três primeiros dias.
Descrição: ARAÚJO, S. O. de. Osteotomia e odontossecção para exodontia de terceiro molar impactado: Relato de caso. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21932
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvestarley Oliveira de Araújo.pdfPDF - Silvestarley Oliveira de Araújo12.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.