Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21940
Título: Actinomicose em maxila de paciente jovem assintomático: Relato de Caso
Autor(es): Pereira, José Lucas dos Santos Henrique
Palavras-chave: Doenças maxilares
Infecções bacterianas
Actinomicose cervicofacial
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: A actinomicose é uma infecção geralmente causada pela Actinomyces israelii, que se torna parasita em casos de desequilíbrios locais e/ou sistêmicos, devido à imunossupressão do indivíduo. O acesso desses micro-organismos a estruturas internas do crânio, como o osso maxilar, se dá principalmente por ruptura de tecido mucoso, gerando comunicação entre o meio interno e a cavidade oral. Seu diagnóstico ocorre por cultura de espécimes clínicos ou detecção microscópica de colônias de actinomicetos, além de grânulos de enxofre em cortes histopatológicos. O objetivo do presente trabalho foi descrever um caso raro de actinomicose envolvendo maxila, discutindo seus principais aspectos clínicos, imaginológicos, histopatológicos e terapêuticos. O paciente do sexo masculino, 21 anos de idade, branco, foi encaminhado para análise de radiografia panorâmica e tomografia computadorizada, observando-se a presença de lesão hipodensa no lado esquerdo da maxila, a qual se estendia da região do dente 21 até o 25. Ao exame físico intraoral, durante a palpação, constatou-se uma depressão suave e resiliente na mucosa de palato duro, além de fístula na mucosa alveolar na altura do dente 21. Devido à extensa destruição ocasionada pela lesão, a biópsia incisional intraóssea foi eleita a opção mais efetiva para fins diagnósticos. O exame histopatológico dos fragmentos de tecido mole evidenciou em área focal, a presença de uma colônia de micro-organismos com padrão filamentoso de roseta radiada. Perante os resultados histopatológicos obtidos, o diagnóstico de actinomicose foi estabelecido. O tratamento preconizado baseou-se numa abordagem medicamentosa com antibióticos. Dessa forma, a associação de diferentes métodos de diagnósticos, além do processo de vigilância e o rápido encaminhamento do paciente para o setor especialista, puderam determinar graus mínimos de severidade da doença.
Descrição: PEREIRA, J. L. dos S. H. Actinomicose em maxila de paciente jovem assintomático: Relato de Caso. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21940
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Lucas dos Santos Henrique Pereira.pdfPDF - José Lucas dos Santos Henrique Pereira16.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.