Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21950
Título: Eventos estressantes em idosos usuários de Unidades Básicas de Saúde em Campina Grande – PB
Autor(es): Santos, Andressa Ribeiro Ferreira dos
Palavras-chave: Bem-estar
Estresse
Envelhecimento
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O objetivo principal do estudo foi verificar a ocorrência de eventos estressantes vivenciados por idosos. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, realizada em uma Unidade Básica de Saúde de Campina Grande/PB. Participaram da pesquisa 508 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Foi utilizado um questionário socio demográfico e o instrumento de eventos estressantes é composto por 31 questões traduzidas e adaptadas do The Elders Life Stress Inventory – ELSI, acrescido de 9 itens. Os resultados evidenciaram que o nível do estresse foi de 25,08 pontos (DP=4,35). Os maiores índices de estresse encontrados foram relativos ao bemestar pessoal (M=11,28; DP=9,9), seguidos dos relacionados à morte (M=6,3; DP=5,27). Entre os eventos de vida avaliados, destacaram-se os que afetam o bemestar pessoal e os relativos à finitude. Conclui-se que as dificuldades advindas de declínios na saúde, conflitos familiares e de ameaças à integridade física e ao autoconceito foram mais frequentemente experimentados no cotidiano dos idosos. A ocorrência de mortes e de doenças em ascendentes e contemporâneos remete à concepção da própria finitude para o idoso e por isso são causadores de maior estresse nesse grupo etário.
Descrição: SANTOS, A. R. F. dos. Eventos estressantes em idosos usuários de Unidades Básicas de Saúde em Campina Grande – PB. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21950
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Ribeiro Ferreira dos Santos.pdfPDF - Andressa Ribeiro Ferreira dos Santos8.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.