Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21959
Título: Análise da sintomatologia dolorosa osteomuscular nos técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior de Campina Grande - PB
Autor(es): Oliveira, Elayne Martins de
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Transtornos traumáticos cumulativos
Dor
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O trabalho além de necessário para a manutenção da vida humana também é um importante fator na definição de saúde de cada indivíduo. O emprego de novas tecnologias, novas práticas gerenciais e a incorporação de novas matérias primas aos processos de trabalho tem repercussão direta sobre a morbimortalidade dos trabalhadores. Atualmente, as expressões de desgaste estrutural do sistema musculoesquelético atingem as categorias profissionais e têm várias denominações, entre elas, lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), adotadas pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Ministério da Previdência Social (MPAS). O presente estudo teve como objetivo analisar a presença de sintomas osteomusculares dolorosos nos servidores que ocupam um cargo de técnico administrativo em uma instituição pública de nível superior. Fizeram parte deste estudo 30 técnicos administrativos, sendo 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino, com idades que variam de 24 a 44 anos (34 ± 6,06). Quando analisado a presença de sintomas osteomusculares, 97% dos indivíduos apresentavam sintomas e 3% não. A sintomatologia dos técnicos administrativos foi mais prevalente nas regiões dos ombros (50%), pescoço (43%), região dorsal (63%) e lombar (47%). Entre os aspectos multidimensionais da dor o aspecto sensório-discriminativo foi o mais representativo, sendo a principal dimensão com maior número de palavras citadas para 54% dos técnicos administrativos. Com base nos resultados conclui-se que os técnicos administrativos, apresentam sintomas osteomusculares dolorosos, localizada principalmente na região dorsal e nos ombros, o que pode estar associado aos movimentos repetitivos e posturas adotadas durante o período laboral. Estando esses sintomas com maior expressividade no componente multidimensional sensorial-discriminativo, no fenômeno doloroso.
Descrição: OLIVEIRA, E. M. de. Análise da sintomatologia dolorosa osteomuscular nos técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior de Campina Grande - PB. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21959
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elayne Martins de Oliveira.pdfPDF - Elayne Martins de Oliveira13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.