Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21960
Título: Avaliação ergonômica dos ambientes de trabalho informatizados de técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior em Campina Grande – PB
Autor(es): Motta, Edna Patrícia Souza da
Palavras-chave: Ambiente de trabalho
Ergonomia
Saúde do trabalhador
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O ambiente de trabalho influencia diretamente nos aspectos de motivação e produtividade no trabalho. Quando aplicamos conceitos ergonômicos a esse espaço, oferecemos ao indivíduo uma redução dos riscos ergonômicos, evitando o surgimento de doenças ocupacionais, promovendo saúde e bem-estar. O objetivo desse estudo foi realizar uma avaliação ergonômica dos ambientes de trabalho informatizados dos técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior na cidade de Campina Grande-PB para verificar se o ambiente estava adequado a tarefa desempenhada através da categorização de condição ergonômica (excelente/ boa/ razoável/ ruim/ péssima). Foi utilizado o Checklist de Hudson Couto- Versão 2007 para coleta de dados. A estatística descritiva foi realizada através do Microsoft Excel 2016. A amostra foi composta por trinta postos de trabalho: na análise individual dos onze itens do mobiliário presentes no checklist, quatro estavam em condições ergonômicas boas, cinco em condições ergonômicas razoáveis e dois em condições ergonômicas ruins. Na análise geral do setor onde foi calculado o percentual de cada ambiente de trabalho, o resultado encontrado foi de condições ergonômicas boas (dezesseis) e razoáveis (quatorze). Concluiu-se que o resultado reflete em ambiente de trabalho ergonomicamente adequado a função desempenhada, porém com possibilidades de melhora. Sugere-se a continuidade de buscas por adaptações no âmbito ergonômico principalmente em relação aos itens que descumpriram os critérios analisados de forma individual no checklist de Hudson Couto.
Descrição: MOTTA, E. P. S. da. Avaliação ergonômica dos ambientes de trabalho informatizados de técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior em Campina Grande – PB. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21960
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Patrícia Souza da Motta.pdfPDF - Edna Patrícia Souza da Motta10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.