Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21961
Título: Avaliação do dimensionamento de pessoas de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva e sua relação com o risco de lesão por pressão: Revisão integrativa
Autor(es): Pontes, Waleska Araújo de
Palavras-chave: Dimensionamento de pessoal
Equipe de Enfermagem
Lesão por pressão
Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Avaliar a carga de trabalho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se faz necessário para obter informações acerca das necessidades de cuidados demandadas, e, para isso são utilizados instrumentos que possibilitem a quantificação da carga e determinação do número de trabalhadores. Dentre eles, abordou-se neste artigo, o Nursing Activities Score (NAS), desenvolvido por Miranda e colaboradores no ano de 2003. E considerando as condições de trabalho do pessoal de enfermagem, fatores de risco à segurança do paciente, especialmente quando abordado eventos adversos, abordou-se também, o desenvolvimento de lesão por pressão (LPP), classificado como um problema frequente na UTI. O artigo tem por objetivo, avaliar o que a literatura tem produzido acerca do dimensionamento de pessoal de enfermagem e sua relação com o desenvolvimento de LPP, na UTI. Caracterizado como revisão integrativa, as buscas foram realizadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), através da aplicação de descritores associados com o uso do operador booleano AND, durante o período de 2008- 2018, de onde foram selecionados 130 artigos, que após serem submetidos aos critérios de inclusão resultaram em uma amostra de 03 artigos. Dos 03 estudos envolvidos, 02 verificaram a influência entre carga de trabalho de enfermagem e lesão por pressão, embora sem força estatística, enquanto 01 não identificou relação. O artigo, portanto, evidenciou a escassez de estudos que envolvam dimensionamento de pessoal de enfermagem e lesão por pressão, reforçando a necessidade de desenvolver estudos que trabalhem a influência entre eles.
Descrição: PONTES, W. A. de. Avaliação do dimensionamento de pessoas de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva e sua relação com o risco de lesão por pressão: Revisão integrativa. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21961
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waleska Araújo de Pontes.pdfPDF - Waleska Araújo de Pontes9.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.