Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21964
Título: Avaliação da preservação da mata ciliar no entorno do Rio Mamanguape no município de Matinhas
Autor(es): Silva, Paulo Roberto de Aquino
Palavras-chave: Mata ciliar
Preservação ambiental
Cobertura vegetal
Recuperação ambiental
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O crescente processo de degradação das matas ciliares é um problema permanente que preocupa muitos órgãos públicos e entidades protetoras deste recurso natural, mesmo amparadas pela legislação a destruição das matas nativas acontece com frequência. Diante dessa preocupação surgiu o interesse em avaliar a preservação da mata ciliar do rio Mamanguape nas proximidades do município de Matinhas. O estudo teve como objetivo realizar o levantamento da vegetação nativa presente no trecho do rio Mamanguape, quantificar o número de moradores no entorno do local pesquisado e conforme o resultado observado, elaborar uma proposta de recuperação da mata ciliar ao longo do rio em estudo. Pode-se concluir que a destruição da cobertura vegetal nativa e a implantação de culturas agrícolas e pecuárias reduziram importantes espécies nativas da região, tais como: o Juazeiro, Mutamba e Jenipapo. No entanto, tais espécies encontradas nas margens do rio podem ser utilizadas para recomendações de plantio em áreas ciliares que margeiam o curso do rio Mamanguape. Diante do exposto é possível propor a recuperação das áreas impactadas ambientalmente na bacia do rio Mamanguape, utilizando espécies nativas para repor a vegetação que tem papel importante como evitar erosão e assoreamento das margens dos rios e manter a qualidade da água e a biodiversidade do local.
Descrição: SILVA, P. R. de A. Avaliação da preservação da mata ciliar no entorno do Rio Mamanguape no município de Matinhas. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21964
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Roberto de Aquino Silva.pdfPDF - Paulo Roberto de Aquino Silva18.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.