Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21972
Título: A Educação Física na educação infantil: Uma discussão
Autor(es): Ferreira, Allen Cliss Correia
Palavras-chave: Educação Física
Educação infantil
Proposta pedagógica
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: As descobertas e as aprendizagens das crianças na educação infantil ocorrem através da sua vivência corporal, pela exploração do ambiente e da manipulação dos objetos, nas quais a Educação Física tem grande contribuição nesta faixa etária, pois seu principal instrumento de avaliação é o movimento, este expressão corporal, enquanto linguagem. A formação integral do aluno, assim como a contribuição para a experimentação da cultura do movimento humano, possibilita um desenvolvimento mais completo. A Educação Infantil está inserida na BNCC, atrelada à proposta pedagógica da escola pela LDB, porém as flexibilizações dos Estados e Municípios permitem a não contemplação do componente em toda rede de ensino. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar e discutir como se desenvolve a Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino, a partir de uma revisão de literatura de cunho qualitativo. Os critérios estabelecidos para a pesquisa foram a definição de periódicos que seriam as bases de dados da pesquisa, a demilitação de busca (artigos na área da Educação Física Infantil) e o período de publicação dos artigos, entre os anos de 2013 e 2018, com um total de 6 artigos selecionados. Podemos perceber poucas publicações voltadas ao tema proposto, pode-se ressaltar tal carência pelo fato da obrigatoriedade das aulas de Educação Física na educação infantil é recente, não há uma clareza quanto ao professor para lecionar tal componente e também a ausência de debates e equivalência do ensino infantil com os demais ciclos de ensino nos cursos de formação docente.
Descrição: FERREIRA, A. C. C. A Educação Física na educação infantil: Uma discussão. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21972
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allen Cliss Correia Ferreira.pdfPDF - Allen Cliss Correia Ferreira10.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.