Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21974
Título: Perfil epidemiológico da violência contra a mulher: Uma revisão de literatura
Autor(es): Ximenes, Jenifer Apriani Martins
Palavras-chave: Mulher
Violência doméstica
Traumatismo maxilofacial
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre a violência contra mulheres, considerando-se as seguintes variáveis - faixa etária, situação conjugal e renda da vítima de violência contra mulheres, sujeito do agressor e traumas faciais. A pesquisa bibliográfica foi realizada nos bancos de dados de MEDLINE, Lilacs, Scielo, Bireme e Google acadêmico. As informações obtidas indicam que a violência se divide em doméstica e comunitária. A violência doméstica acontece no âmbito do lar, entre membros da família ou parceiros íntimos; a violência comunitária geralmente ocorre em locais diferentes dos lares, associada ao comportamento criminal, como assaltos, brigas, sequestros e assassinatos, ocorrida entre indivíduos que podem ou não se conhecerem. A violência contra as mulheres é um grande problema de saúde pública, no qual uma entre três mulheres no mundo já sofreu algum tipo de agressão. A violência está associada a vários fatores de risco, incluindo características sociodemográficas e socioeconômicas, uso de substâncias (drogas) e histórico de ter presenciado violência familiar na infância ou na adolescência. Os resultados das pesquisas constataram que a violência contra mulher é uma problema de saúde publico e ocorre em todas as faixas etárias com maior prevalência em fase adulta, a maioria das vítimas são solteiras e de baixa renda, autores principal da violência são os parceiros e as agressões físicas são acometem principalmente na região de cabeça, pescoço e face.
Descrição: XIMENES, J. A. M. Perfil epidemiológico da violência contra a mulher: Uma revisão de literatura. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21974
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jenifer Apriani Martins Ximenes.pdfPDF - Jenifer Apriani Martins Ximenes13.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.