Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21989
Título: Análise da impressão plantar e sua relação com a postura básica do basquete
Autor(es): Cavalcanti, Manoel Victor Brito
Palavras-chave: Basquete
Tipologia de pé
Postura dos pés
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O Basquete é um esporte que apresenta movimentos complexos que o torna uma modalidade com aspectos físicos e posturais com um alto grau de dificuldade em sua execução. Quando se trata do fundamento tripla ameaça correspondente ao Basquete, percebe-se que quando os pés são posicionados de maneira correta influencia diretamente em alguns fundamentos básicos do esporte citado. De acordo com essas observações, o presente estudo foi fundamentado através do pensamento de Viladot (1981) que analisa a postura correta dos pés, sendo esse estudo adaptado principalmente ao Basquete, pelos pensamentos de Moreira et.al (2004) e Reis (2008) os quais discutem sobre a importância da postura básica do Basquete. A pesquisa em pauta é quantitativa, descritiva, tendo também um caráter qualitativo, e de cunho bibliográfico e de campo, tendo como público participante da avaliação postural os alunos do projeto NBA SCHOOL BASKET. Para obtenção dos resultados foi utilizado o podoscópio, uma balança antropométrica, a câmera do celular Iphone 7, um tripé universal e também um estadiometro de parede e o programa Excel para preparar os dados. O presente estudo obteve como principais resultados sobre a tipologia do pé 23% pés cavos 2 (C2); 26% pés Cavos 1(C1); 35% pés normais (N); 9% pé planos 1 (P1) e 4% planos 2 (P2), Já em relação à postura básica correta do basquete 61% realizam de forma correta a postura; 28% não realizaram de forma certa a postura e 9% não foi possível serem avaliados. Com base nos resultados conclui-se que não podemos afirmar que o tipo de pé é o fator principal de influência na postura básica do Basquete.
Descrição: CAVALCANTI, M. V. B. Análise da impressão plantar e sua relação com a postura básica do basquete. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21989
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Victor Brito Cavalcanti.pdfPDF - Manoel Victor Brito Cavalcanti11.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.