Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21991
Título: Capacidade funcional em idosos treinados: Um estudo de revisão
Autor(es): Silva, Vanielson Gonçalo da
Palavras-chave: Capacidade funcional
Idosos
Treinamento resistido
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: No contexto de atividade física, o treinamento resistido surge como uma ótima opção de ferramenta para prevenção, promoção, atenuação e controle do decréscimo da capacidade funcional que ocorre com o processo de envelhecimento. O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a capacidade funcional de idosos treinados, evidenciando os benefícios de sua prática para uma melhor qualidade de vida de idosos. Utilizou-se como método a pesquisa na literatura a partir da ferramenta busca de dados Google Acadêmico com os seguintes descritores: “Treinamento Resistido”, “Idosos” e “Capacidade Funcional”. Foram considerados como limites iniciais de busca de artigos em língua portuguesa brasileira, publicações entre os anos de 2014 a 2019 e por constarem os descritores “Treinamento Resistido”, “Idosos” e “Capacidade Funcional” nos títulos e sinônimos das mesmas nas palavras-chave do artigo. Inicialmente, foi realizado o levantamento dos artigos com os descritores propostos e dentro dos limites iniciais de busca apresentados acima foram encontrados 922 artigos, foi utilizada a ferramenta “Pesquisa Avançada“ do site de buscas para uma melhor seleção dos artigos, as publicações foram pré-selecionadas pelos títulos, os quais deveriam conter como primeiro critério o mínimo de dois dos três descritores propostos e que conste obrigatoriamente a palavra treinamento resistido ou treinamento de força, acompanhada da leitura dos resumos disponíveis. Como resultados, foram selecionados 8 artigos para compor esta revisão, discutindo os benefícios que a prática do treinamento resistido é capaz de promover. Diante do que foi exposto no presente estudo, pôde-se verificar que a prática de atividade física em especial o treinamento resistido, é capaz de auxiliar na manutenção da capacidade funcional e autonomia devendo ser estabelecidas como metas para o idoso, que com o avançar da idade, o envelhecimento se traduz em uma maior redução de força, potência e massa muscular, dessa maneira afetando diretamente a capacidade funcional de idosos. O treinamento resistido mostra-se eficaz na melhoria da capacidade funcional, consequentemente da qualidade de vida dos idosos, salientando que deve sempre ser elaborado e supervisionado por um profissional de Educação Física.
Descrição: SILVA, V. G. da. Capacidade funcional em idosos treinados: Um estudo de revisão. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21991
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanielson Gonçalo da Silva.pdfPDF - Vanielson Gonçalo da Silva6.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.