Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21993
Título: Desempenho de atletas de natação após treinamento muscular respiratório: Uma revisão integrativa
Autor(es): Zeferino, Maria Angélica Alves
Palavras-chave: Natação
Treino Muscular Inspiratório
Performance
Nadadores
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Objetivo: Analisar, através de uma revisão integrativa, o desempenho de atletas de natação após o Treinamento Muscular Inspiratório (TMI). Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados MEDLINE, PubMed, Science Direct, Plataforma PEDro, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cochrane Central, entre os anos de 2009 a 2019, utilizando os seguintes descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: nadadores; treino muscular inspiratório; natação; performance. Resultados: Após filtragem e leitura de títulos, resumos e textos completos, foram incluídos no estudo 6 artigos onde expuseram os efeitos do TMI no desempenho de atletas de natação sendo eles elite ou não elite. Considerações finais: Mesmo com a dificuldade de estudos que utilizem apenas o TMI de forma isolada, de um modo geral pode-se afirmar que o TMI tem em seus efeitos benefícios, melhorando o desempenho no gesto esportivo e a função respiratória dos atletas.
Descrição: ZEFERINO, M. A. A. Desempenho de atletas de natação após treinamento muscular respiratório: Uma revisão integrativa. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21993
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Angélica Alves Zeferino.pdfPDF - Maria Angélica Alves Zeferino8.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.