Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21994
Título: Modelos de séries temporais ajustados a dados de contagem com problemas de superdispersão
Autor(es): Silva, Gustavo Saraiva da
Palavras-chave: Superdispersão
Dados de contagem
Modelos Lineares Generalizados
Modelo GARMA
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: No trabalho em questão foram aplicados métodos de séries temporais e de Modelos Lineares Generalizados (MLG), a princípio com a finalidade de apresentar novos procedimentos para a modelagem de séries temporais, que tenha relação aos MLG com estrutura autorregressiva de média móvel (ARMA), foi verificada a normalidade pelo teste de Anderson-Darling (1952, 1954) que pode ser utilizado para avaliar se a amostra segue distribuição normal, diante disso, como os dados são de contagem, aplicou-se os métodos de modelos lineares generalizados, no qual, utilizou-se de modelos com distribuição Poisson e Binomial Negativa, detectou-se que os dados tinham superdispersão, nesse aspecto, usou-se os Modelos Autorregressivos e de Médias Móveis Generalizados (GARMA), em ambos os métodos para escolha do modelo mais eficaz aos dados, utilizou- se como critério de seleção o AIC, assim, verificou-se que os modelos GARMA Poisson e GARMA Binomial Negativo foram mais habilitados para a modelagem de dados de contagem com dependência temporal.
Descrição: SILVA, G. S. da. Modelos de séries temporais ajustados a dados de contagem com problemas de superdispersão. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21994
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Saraiva da Silva.pdfPDF - Gustavo Saraiva da Silva21.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.