Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21995
Título: Versões do Teorema Central do Limite
Autor(es): Medeiros, Ricardo Batista
Palavras-chave: Teoria de Probabilidade
Teoria assintótica
Teorema Central do Limite
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e demonstrar algumas das principais versões do Teorema Central do Limite. O Teorema Central do Limite é um dos mais famosos e importantes teoremas na teoria de probabilidade. Segundo ele, sob certas condições, a média amostral tem distribuição assintótica normal. Esse resultado é extremamente importante, porque permite o uso da distribuição normal para aproximar a distribuição da média quando se trata de grandes amostras e isso favorece o uso de diversas técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas mesmo quando a amostra considerada não tem distribuição normal. Foram consideradas aqui a versão clássica desse teorema, atribuída a De Moivre-Laplace, a versão de Liapunov, de Lindeberg, de Hájek-Sidak, além da versão para vetores aleatórios.
Descrição: MEDEIROS, R. B. Versões do teorema Central do Limite. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21995
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Batista Medeiros.pdfPDF - Ricardo Batista Medeiros22.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.