Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21999
Título: Avaliação da função pulmonar e força muscular respiratória de mulheres submetidas à mastectomia
Autor(es): Lima, Josineide Maria de
Palavras-chave: Fisioterapia oncológica
Ventilação pulmonar
Mastectomia
Câncer de mama
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que leva a formação de um tumor. O objetivo deste estudo é avaliar a função pulmonar e força muscular respiratória de mulheres submetidas a mastectomia, sujeitadas a um protocolo de intervenção fisioterapêutica oncológica. Trata-se de uma pesquisa do tipo Ensaio Clínico Randomizado, realizado nas dependências do Laboratório de Ciências e Tecnologia em Saúde (LCTS), localizado no Centro de Cancerologia Dr. Ulisses Pinto, no Hospital da FAP. O universo é composto por 39 pacientes e a amostra formada 5 mulheres, na faixa etária entre 30 e 59 anos, diagnosticadas com câncer de mama, submetidas à terapia antineoplásica locorregional e sistêmica, e em tratamento fisioterapêutico no LCTS, com o cognitivo preservado. Foram excluídas as pacientes que não completaram a quantidade mínima de sessões pré-determinadas, que apresentavam cardiopatia descompensada e presença de alterações neurológicas e/ou cognitivas. Como instrumento foi utilizado o protocolo de avaliação do LCTS, o manovacuômetro Analógico Wika, modelo MV120, série LMP 114605, bocal e Clipe nasal. Os resultados apontaram que os valores medidos de Pimáx (70 cmH2O) e Pemáx (80 cmH2O), foram menores quando comparados aos valores preditos Pimáx (80 cmH2O) e Pemáx (145 cmH2O). Foi evidenciado um aumento significativo dos valores da Pimáx (80 cmH2O) e Pemáx (100 cmH2O) na maioria das pacientes após a intervenção fisioterapêutica. Conclui-se que após o tratamento antineoplásico, houve diminuição da força muscular respiratória das pacientes avaliadas e que após a intervenção da Fisioterapia Oncológica os valores de PImáx e PEmáx aumentaram significativamente em 60% das pacientes.
Descrição: LIMA, J. M. de. Avaliação da função pulmonar e força muscular respiratória de mulheres submetidas à mastectomia. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21999
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Maria de Lima.pdfPDF - Josineide Maria de Lima825.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.