Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22001
Título: Disfunções sexuais em mulheres portadoras de migrânea: Uma revisão narrativa
Autor(es): Leite, Luzijeyza Gomes
Palavras-chave: Mulheres
Migrânea
Transtornos da enxaqueca
Disfunção sexual fisiológica
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: A migrânea é um tipo de cefaleia primária que está entre as 20 doenças mais incapacitantes do mundo. As mulheres são três vezes afetadas que os homens, apresentando assim, maiores riscos de prejuízos no trabalho, estudos, atividades de lazer, qualidade de vida e função sexual. Entretanto, existem poucas pesquisas sobre as disfunções sexuais em mulheres com migrânea. Objetivo: Esta pesquisa objetivou revisar estudos que investigaram as disfunções sexuais em mulheres portadoras de migrânea. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, através de buscas nas bases de dados PubMed, MEDLINE, LILACS e Cochrane Library, durante o período entre setembro e dezembro de 2019, utilizando-se os descritores Sexual Dysfunction (disfunção sexual), Migraine Disorders (transtornos da enxaqueca) e Women (mulheres). Foram incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos, sem restrições de idioma, cujo público alvo fosse mulheres com vida sexual ativa, independentemente da idade e que considerassem aspectos das disfunções sexuais nas mulheres com migrânea. Foram excluídos os artigos que não abordassem o tema, que estivessem duplicados ou indisponíveis na íntegra. Resultados: A busca resultou em 60 artigos, dos quais 3 artigos foram selecionados para esta revisão. Os resultados mostraram que todos os domínios da disfunção sexual feminina (DSF) (desejo ou libido, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor) foram afetados nas mulheres com migrânea, sendo os transtornos do desejo e os transtornos da excitação os tipos de DSF mais frequentes. A intensidade, duração e frequência das crises de migrânea não contribuíram para o aumento do risco de DSF, mas a obesidade, depressão e os sintomas de ansiedade sim. Conclusão: Após a análise dos resultados, verificou-se que todos os domínios da DSF foram afetados nas mulheres com migrânea, destacando-se os transtornos do desejo e da excitação. Entretanto, pesquisas mais aprofundadas nessa área são essenciais.
Descrição: LEITE, L. G. Disfunções sexuais em mulheres portadoras de migrânea: Uma revisão narrativa. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22001
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luzijeyza Gomes Leite.pdfPDF - Luzijeyza Gomes Leite812.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.