Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22002
Título: Fisioterapia na incontinência urinária de esforço em mulheres gestantes: Uma revisão integrativa
Autor(es): Marques, Morgana Cirino
Palavras-chave: Fisioterapia
Gestação
Incontinência urinária de esforço
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: BASE TEÓRICA: a gestação inclui um conjunto de fenômenos fisiológicos consequentes ao processo de adaptação do organismo, que são necessárias para o desenvolvimento do feto. Essas modificações desencadeiam sintomas urinários como a perda involuntária de urina aos esforç os, devido ao aumento de peso do útero, a sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico (MAP), aliado a interferências hormonais, mudanças do tônus e da força muscular. A incontinência urinária de esforço (IUE) é considerada um relevante problema de saúde pública, com grande impacto na qualidade de vida das mulheres e comprometimento da vida sexual e social, causando restrições em suas atividades diárias. A fisioterapia no tratamento da IUE em gestantes tem como objetivo fortalecer os MAP por meio da cinesioterapia. OBJETIVO: avaliar a eficácia da cinesioterapia dos MAP utilizada no tratamento da IUE em gestantes. MÉTODOS: os artigos utilizados foram do tipo ensaios clínicos, transversal e coorte publicados no período de 2014 a 2019 nas bases de dados PEDro, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, nos idiomas inglês e português. RESULTADOS: foram encontrados 119 artigos e após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos 96 deles, que não estavam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os 23 estudos restantes foram avaliados na íntegra e, por fim, foram analisados cinco artigos. CONCLUSÕES: os estudos comprovaram que o Pilates e a cinesioterapia dos MAP são eficazes no tratamento da IUE em gestantes, reduzindo os sintomas urinários, aumentando a força muscular pélvica e melhorando significativamente a qualidade de vida das incontinentes.
Descrição: MARQUES, M. C. Fisioterapia na incontinência urinária de esforço em mulheres gestantes: Uma revisão integrativa. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22002
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana Cirilo Marques.pdfPDF - Morgana Cirilo Marques296.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.